O ciclo da água é o processo pelo qual a água circula ao redor, sobre e através da Terra.

É impulsionado pelo sol, evaporando a água dos oceanos, subindo pela atmosfera e condensando-se como água pura ou neve. Cerca de 505.000 quilômetros cúbicos de água caem na terra a cada ano, 398.000 nos oceanos. A água pura é armazenada como gelo, como água em lagos e em aquíferos que levaram milhares de anos para encher. 96,5% da água está armazenada nos oceanos; 1,7% nas calotas polares; apenas 1,7 por cento está em lagos, águas subterrâneas ou outras fontes utilizáveis. Retiramos água de superfície (lagos e rios), de subsuperfície (água subterrânea por meio de bombeamento) e uma pequena quantidade é produzida (muito cara) por meio da dessalinização.

Como é tratada?
Em cidades onde as fontes de captação de água são puras, poucas ações adicionais de tratamento são realmente necessárias. Em outros municípios que exigem um tratamento mais complexos, a água passa em um sistema de três estágios: Tratamento Primário (coleta e triagem), Tratamento Secundário (remoção de sólidos e contaminantes por filtros e coagulação) e Tratamento Terciário (filtragem de carbono e desinfecção). Em seguida, é armazenado em reservatórios ou torres de água para que possa alimentar por gravidade ou bombeamento o sistema de distribuição.
Embora o consenso seja que, em geral, a água da torneira é melhor do que a água engarrafada para você e para o meio ambiente, existem algumas preocupações. Casas mais antigas podem ter encanamentos de chumbo, soldas e acessórios de latão, que podem causar contaminação. Há também uma preocupação crescente com níveis de antibióticos da agricultura e pessoas que jogam remédios no vaso sanitário. Os hormônios encontrados em pílulas anticoncepcionais, juntamente com os ftalatos do vinil, estão entrando no sistema de água e mudando o sexo dos peixes, diminuindo a contagem de esperma dos homens e dobrando o número de cirurgias anuais de redução da mama masculina.

Onde isso vai?
Muitas vezes, as águas residuais são simplesmente lançadas em córregos ou em sistemas combinados que ficam sobrecarregados quando chove. Onde há tratamento de esgoto, ele é de qualidade variável, mas uma estação moderna bem administrada pode produzir resultados bastante eficazes. Os sistemas são projetados para imitar os processos de tratamento natural em que as bactérias consomem os contaminantes orgânicos e podem ser devolvidos a lagos ou como águas subterrâneas. Infelizmente, no Brasil apenas 45% do esgoto é tratado, o preço pago são doenças, muitas vezes em crianças, com sobrepeso à saúde pública.

Texto adaptado do blog Treehugger